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"Eu acredito que um professor
possa ser uma pessoa dinâmica, tranquila e também com um quê de voz de comando.
Eu me vejo um professor amigo dos alunos, entendo seus problemas na disciplina
e me junto com eles para resolvê-los, que também gosta de se divertir-se, só
que com limitações, e se possível, sobre o conteúdo da aula. Desde pequeno, eu
adorava descobrir o funcionamento das coisas, dos brinquedos e de eletrônicos
em geral, tais como carrinhos de controle remoto, controles de televisores,
bonecos que trocavam a cabeça e outros. Quando estou passando algum conteúdo
dentro da sala de aula, me lembro desta época da minha infância e, sempre que
consigo, tento trazer algum experimento, por mais simples que seja, e mostro
toda a física, química e até histórica destes materiais. Acredito que como
professor, é notório que mostre toda aquela teoria, por mais maçante que seja
sendo aplicada na aula, mas tentar trazer estes conhecimentos na prática.
Parece que a turma se empolga e acaba por vez gostando da matéria.
Os jovens hoje estão cada dia
mais interagindo com a tecnologia, assim como gosto também de interagir,
propondo que eles procurem algo na internet e tragam até a sala de aula para
discussão. Sempre peço que busquem, na maioria das vezes, os conteúdos das aulas
anteriores e que passem para seus colegas como um todo.
Eu vejo que nada adiante ser um
professor autoritário. Os jovens se espelham nos professores, e por eles, fazem
suas escolhas de “matérias favoritas”.
Quando um professor é citado como um chato, a matéria por vez fica
chata, assim como a matemática e os demais cursos. Como professor, acredito que
tenha que haver um novo conceito, aplicando as teorias de didáticas e
juntá-las, fazendo que eu, como educador, interaja com a turma e mostrando o
funcionamento e a importância do que eles estão aprendendo em suas vidas. Para
tanto, necessito de um conhecimento prévio dos alunos do “existir das coisas”. Como assim? Quero que o aluno tenha
conhecimento, por exemplo, do ventilador. Pergunto para ele: - Como este
ventilador funciona? – ele certamente vai dizer algo que tenha haver com
energia, que ela passa e “deu”. Eu como professor, explico o fato da energia
ser convertida em eletromagnetismo, que a corrente elétrica tem um sentido, e
ao mesmo tempo, posso trazer para dentro da sala de aula, um induzido de
ventilador, para mostrar a turma o funcionamento na prática."
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