quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Podcast - Eu como Professor



Escute o Podcast ou leia as informações a seguir.


"Eu acredito que um professor possa ser uma pessoa dinâmica, tranquila e também com um quê de voz de comando. Eu me vejo um professor amigo dos alunos, entendo seus problemas na disciplina e me junto com eles para resolvê-los, que também gosta de se divertir-se, só que com limitações, e se possível, sobre o conteúdo da aula. Desde pequeno, eu adorava descobrir o funcionamento das coisas, dos brinquedos e de eletrônicos em geral, tais como carrinhos de controle remoto, controles de televisores, bonecos que trocavam a cabeça e outros. Quando estou passando algum conteúdo dentro da sala de aula, me lembro desta época da minha infância e, sempre que consigo, tento trazer algum experimento, por mais simples que seja, e mostro toda a física, química e até histórica destes materiais. Acredito que como professor, é notório que mostre toda aquela teoria, por mais maçante que seja sendo aplicada na aula, mas tentar trazer estes conhecimentos na prática. Parece que a turma se empolga e acaba por vez gostando da matéria.
Os jovens hoje estão cada dia mais interagindo com a tecnologia, assim como gosto também de interagir, propondo que eles procurem algo na internet e tragam até a sala de aula para discussão. Sempre peço que busquem, na maioria das vezes, os conteúdos das aulas anteriores e que passem para seus colegas como um todo.
Eu vejo que nada adiante ser um professor autoritário. Os jovens se espelham nos professores, e por eles, fazem suas escolhas de “matérias favoritas”.  Quando um professor é citado como um chato, a matéria por vez fica chata, assim como a matemática e os demais cursos. Como professor, acredito que tenha que haver um novo conceito, aplicando as teorias de didáticas e juntá-las, fazendo que eu, como educador, interaja com a turma e mostrando o funcionamento e a importância do que eles estão aprendendo em suas vidas. Para tanto, necessito de um conhecimento prévio dos alunos do “existir das coisas”. Como assim? Quero que o aluno tenha conhecimento, por exemplo, do ventilador. Pergunto para ele: - Como este ventilador funciona? – ele certamente vai dizer algo que tenha haver com energia, que ela passa e “deu”. Eu como professor, explico o fato da energia ser convertida em eletromagnetismo, que a corrente elétrica tem um sentido, e ao mesmo tempo, posso trazer para dentro da sala de aula, um induzido de ventilador, para mostrar a turma o funcionamento na prática."

Nenhum comentário:

Postar um comentário